Osteonecrose dos maxilares relacionada ao uso de medicações

  • A osteonecrose dos maxilares se caracteriza por uma necrose óssea que pode ocorrer em ambos os maxilares (maxila ou mandíbula). Ocorre quando o tecido ósseo tem uma incapacidade de se reparar e remodelar frente a uma agressão, que pode ser desde um estresse mecânico pela mastigação, exodontias, irritações pelo uso de prótese ou infecção dental e periodontal. ​
  • Essa necrose óssea pode ser consequência de um tratamento de radioterapia realizado nessa área, recebendo o nome de osteorradionecrose, ou estar associado ao uso de determinadas medicações, sendo chamada de osteonecrose dos maxilares relacionados ao uso de medicamentos.
  • Em seu estágio inicial esta condição pode ser assintomática, aparecendo apenas em exames radiográficos, ou apresentar dor e alterações de sensibilidade. O próximo estágio da osteonecrose é associado a exposição do osso necrótico, ou fístulas. E os últimos estágios são associados a infecções graves e riscos de fratura patológica do osso.  ​
  • ​Uma das medicações mais associadas a osteonecrose dos maxilares são os bisfosfonatos, uma medicação comumente prescrita de forma via oral para o tratamento ou prevenção da osteoporose. Algumas formas injetáveis também são utilizadas no tratamento de câncer. Estes medicamentos possuem ação antirreabsortiva óssea, o que interfere na cicatrização dos ossos maxilares frente a qualquer injúria. Outros medicamentos antirresorptivos e antiangiogênicos também estão associados a osteonecrose dos maxilares (confira alguns exemplos no quadro a seguir). 
  • O tratamento da osteonecrose dos maxilares é complexo, pois esse osso apresenta uma dificuldade de vascularização e incapacidade de cicatrização. Assim, o tratamento depende da gravidade e extensão da necrose óssea, envolvendo desde a simples orientação do paciente e observação, prescrição de bochechos , prescrição de antibióticos, até grandes cirurgias de ressecção óssea, sem garantias de sucesso. Os tratamentos cirúrgicos da osteonecrose dos maxilares deve ser realizado por um especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial.
  • Assim, o melhor tratamento é a prevenção. Para pacientes que deverão iniciar o uso destas medicações, é necessário consultar um cirurgião dentista capacitado para avaliar a necessidade de tratamentos bucais previamente ao início desta terapia.​
  • Em pacientes que já fazem uso contínuo destas medicações por um longo período de tempo, procedimentos cirúrgicos eletivos como a instalação de implantes dentários, devem ser evitados.

    Referências​:
    Vilela-Carvalho Lidia Nunes, Tuany-Duarte Nathália, Andrade-Figueiredo Marília, López-Ortega Karem. Osteonecrose dos maxilares relacionada ao uso de medicações: Diagnóstico, tratamento e prevenção. CES odontol. [Internet]. 2018 Dec [cited 2022 July 26] ; 31( 2 ): 48-63. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-971X2018000200048&lng=en. https://doi.org/10.21615/cesodon.31.2.5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.